Home massas Arepas à moda colombiana

0 5098

A definição de saudável é muito discutida. A tendência é dizer que, se é frito, não pode ser saudável. Mesmo assim, preciso compartilhar uma receita deliciosa: arepas! Aquela típica massa colombiana, que vai bem pura, com manteiga ou com recheios diversos. Um prato que pode servir como petisco, entrada ou até como prato principal, dependendo do tamanho ou da quantidade de arepas e recheios que você fizer. Perfeita pra estrear a sessão nem tão saudável, mas tão gostoso! Vamos lá, bora cozinhas arepas, hermanos!

→ Veja mais comidas típicas da Colômbia

A receita, com a quantidade de ingrediente a seguir, permite fazer 8 arepas. Mas, claro, cabe a você decidir quantas arepas quer fazer. Aí é só diminuir ou aumentar a quantidade de ingredientes de maneira proporcional.

 

Ingredientes

• 500 gr de farinha de milho amarela

• 500 ml de água

• Sal

• Óleo

 

Modo de preparo

Primeiro, misture a farinha de milho com uma pitada de sal. Enquanto continua mexendo a mistura, adicione a águe quente ao recipiente. E continue mexendo! Amassar, mexer e sovar é a dica.

Depois, pegue essa massa úmida e comece a enrolar: faça unidades pequenas e arredondadas, estilo pão de queijo. Cubra com um pano úmido e deixa descansar por alguns minutos.

O próximo passo é dar o formato tradicional da arepa colombiana. Pra isso, pegue um rolo de massa e dá aquela achatada nas bolinhas, deixando cada uma com mais um menos 1 cm de espessura.

O óleo já tá quente? Então jogue as massas de arepas e deixe fritar muito bem dos dois lados, principalmente se você quer suas arepas bem douradinhas e crocantes.

Retire suas arepas lindas e douradas do óleo e coloque em recipiente forrado com papel toalha. Espere escorrer um pouco do óleo e já pode servir.

receita arepa colombia

Recheios para sua arepa

Melhor do que comer a massa pura, é rechear a sua arepa! É só partir ela bem ao meio e acrescentar o que quiser. Meu recheio preferido é carne desfiada. Melhor ainda se a carne estiver com tiras de pimentão, cebola e tomate. Outros recheios muito comuns são carne moída ou quejo minas. As arepas colombianas também vão muito bem com vinagrete e frango desfiado. De preferência com tudo bem apimentado.

Testou nossa receita de arepa?

Espero que suas arepas tenham ficado tão gostosas quanto as minhas. E se você é um xiita das receitas saudáveis e achou que comer arepa foi uma escorregada, então confira todas as outras receitas e dicas aqui do Saudáveis Receitas.

 

SIMILAR ARTICLES