Home molhos Molho de tomate caseiro

1 36938

molho de tomate caseiro 2

Fazer seu molho de tomate caseiro é o ponto de partida para várias receitas saudáveis. Afinal, não adianta nada preparar uma pizza com queijo branco e peito de peru light, por exemplo, e derramar meio litro de sódio com corante vermelho na massa.

Pois é isso o que a maioria das marcas chama de molho de tomate, nada mais que escassos pedaços de tomate batidos com conservante pra durar 3 anos nas prateleiras.

Aliás,  a dica é desconfiar de tudo que dura muito. Quanto maior o prazo de validade, mais sódio e conservantes fazem parte do produto. Claro que existem as exceções, mas é bom ficar de olho na tabela nutricional e nos ingredientes.

Bom, dados os alertas, vamos voltar à nossa receita de molho de tomate caseiro, excelente para dar aquele toque ainda mais light e caseiro na pizza, no macarrão e quem sabe até na lasanha. (Aliás, é excelente para usar na nossa pizza vegetariana).

Molho de tomate caseiro para pizzas e massas




[Ingredientes]

– 2 tomates italianos bem maduros

– 1 colher de sopa de azeite

– 1 cebola pequena picada em pequenos pedaços

– 1 dente de alho amassado

– Sal e pimenta do reino a gosto

[Modo de preparo]

– Retire o pedúnculo do tomate (Não se assuste! Pra quem não sabe, o pedúnculo é aquela parte dura e seca onde se prende o cabo do tomate).

– Corte o tomate em pedaços para facilitar o preparo e bata tudo no liquidificador até obter uma consistência de molho

– Em uma panela, refogue a cebola, o sal e o alho. Em seguida, despeje o tomate batido.

– Mexa, sempre em fogo baixo, até começar a borbulhar.

[Rendimento]

Essa quantidade de molho de tomate caseiro é suficiente para cobrir 1 pizza média ou utilizar em 2 porções de massa. Isso se você não é daqueles que gosta do molho transbordando, senão é bom caprichar um pouco mais na quantidade de ingrediente que vai utilizar.

[Dicas e opinião final]

Só pra finalizar, apesar de fácil, essa receita precisa ser seguida à risca. Nós mesmos erramos no preparo duas vezes antes de chegar a essa versão, digamos, vencedora. O motivo? Tomates!

É preciso escolher muito bem os tomates para fazer seu molho caseiro. Eles precisam estar bem maduros, brilhando de tão vermelhos, como os tomates italianos que escolhemos para chegar nesse resultado que deu supercerto e combinou muito com nossa pizza vegetariana.

Talvez até dê certo com outros tipos de tomate, achamos os italianos mais macios e vermelhos, no ponto pra dar uma consistência de molho, como estamos acostumados, ao nosso molho de tomate caseiro.

Faminto por natureza e apaixonado pela baixa gastronomia, em busca de formas mais saudáveis de saciar o apetite.

1 COMMENT

Leave a Reply