Home prato principal Um patacon, muitos patacones

0 8147

Mais uma receita tradicional da Colômbia. Mais uma receita frita (e refrita), que não deveria estar aqui no Saudáveis Receitas. Isso se eu não tivesse acabado de criar a sessão nem tão saudável, mas tão gostoso! Ninguém resiste a uma deliciosa porção de patacones, um dos petiscos mais comuns na Colômbia e nos restaurantes colombianos do mundo todo. E como fazer patacones?

→ Veja mais comidas típicas da Colômbia

É isso que eu vou explicar de uma maneira bem direta agora. Porque não tem nada mais simples na culinária colombiana do que a receita do patacon. Bora ver como faz essa petisco que é puro amor e banana?

SONY DSC

SONY DSC

 

Ingredientes

4 bananas verdes grandes

500 ml de óleo

Sal

Alho

Temperos a gosto

Modo de preparo

patacon frito

Tira a casca das bananas e corte-as em rodelas. Cada rodela deve ter mais ou menos dois dedos de grossura. Isso de você quer fazer daqueles patacones largos. Eu mesmo prefiro os pequenos, que ficam mais crocantes.

Aqueça um pouco o óleo na frigideira. Quando já estiver morno, acrescente os pedaços de banana da terra e deixe fritar em fogo baixo. Não deixe eles parados: vá virando as rodelas, pra que fiquem bem fritas e douradas de todos os lados.

Retire as rodelas de banana da frigideira e comece a apertá-las sobre a pia limpa ou uma tábua de carne. Pra apertar, use um prato untado na base ou coberto por papel manteiga, senão seus futuros patacones vão grudar.

Aperte os patacones até que, em diâmetro, fiquem do tamanho do seu dedo mindinho.

Agora, afunde seus quase patacones em um recipiente com água e sal.

Retire da água e devolva ao óleo. Nessa última etapa, deixe os patacones fritarem por mais ou menos dois minutos, até que fiquem bem crocantes e dourados.

O que combina com a nossa receita de patacones?

receita patacon

Nos restaurantes colombianos, os patacones geralmente são servidos com um mix de molhos, como pimenta e guacamole. Se o seu for um patacon grande, como esse da foto, também pode rechear ele e comer tipo um sanduíche. Mas coma na hora, porque quando esfria, o patacón vai perdendo a crocância e fica cada vez mais duro de morder.

 

Créditos

Patacón grande: Garrett / Patacones na panela: Andrés / Patacone no prato com carne desfiada: Erwin

 

Faminto por natureza e apaixonado pela baixa gastronomia, em busca de formas mais saudáveis de saciar o apetite.

SIMILAR ARTICLES